Profissionais de bibliotecas municipais podem concorrer a bolsa internacional

Está aberta a 2ª Bolsa Internacional Iberbibliotecas, que viabilizará a participação de 14 profissionais de bibliotecas públicas, comunitárias ou populares no Encontro de Bibliotecas Populares e Comunitárias de Medellín. O evento ocorrerá na cidade colombiana de 24 a 27 de abril. Os interessados devem se inscrever até 1º de março pelo e-mail iberbibliotecas@cerlalc.org.

Podem participar os profissionais dos países e cidades membros do Programa Ibero-Americano de Bibliotecas Públicas (Iberbibliotecas), que organiza a iniciativa. O Brasil é um dos membros. Por isso, funcionários municipais, que atendam aos requisitos, estão aptos a se inscrever. O programa é dirigido pela Secretária-geral Ibero-Americana (Segib) e coordenado pelo Centro Regional para o Fomento do Livro na América Latina e Caribe (Cerlalc) da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Será selecionado um candidato por membro do programa: Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Espanha, México, Panamá, Paraguai, Peru, Buenos Aires (Argentina), Medellín (Colômbia) e Quito (Equador). Na inscrição, além do formulário de apresentação de projeto, deve ser encaminhada carta do dirigente da biblioteca, carta de compromisso e outros documentos que podem ser consultados no site do Iberbibliotecas.

O candidato deve ser bibliotecário ou profissional de nível médio ou superior que esteja trabalhando em biblioteca pública, comunitária ou popular – exceto biblioteca escolar, de instituto educativo e de educação superior - de país ou cidade membro do programa. Os interessados também precisam ter, no mínimo, dois anos de experiência profissional em bibliotecas públicas ou comunitárias e estar, atualmente, desenvolvendo projeto na área.

Aos selecionados será fornecido hospedagem, alimentação, transporte aéreo e de translado, seguro viagem e o valor referente às taxas de saída do seu país e do visto de ingresso no país de destino. Reconhecendo a importância do estímulo à qualificação voltado ao fomento à leitura, no âmbito da gestão pública municipal de cultura, a CNM recomenda que os gestores públicos incentivem os bibliotecários e demais profissionais que atuam nas respectivas bibliotecas municipais a participarem dessa iniciativa. A área técnica de Cultura da entidade está disponível por meio do e-mail cultura@cnm.org.br ou pelo telefone (61) 2101-6053.

Mais em Educação

Receba nossa Newsletter. Deixe seu nome e e-mail!

Câmara Municipal de Nova Olinda Do Maranhão

CâMARA MUNICIPAL DE NOVA OLINDA DO MARANHãO

Endereço: Rua do Comércio, sn \ Centro \ NOVA OLINDA DO MARANHÃO - MA \ CEP: 65274000